O Principal Erro em Associativismo e Cooperativismo Rural.

Você sabe qual o principal erro cometido em uma associação ou cooperativa rural?

E que este erro pode estar ocasionando o distanciamento de seus associados ou cooperados e o enfraquecimento da sua instituição?

Meu nome é Edson Sassaki, estou como presidente da AUPPI – Associação dos Usuários do Projeto Pirapora desde 2021 e este principal erro, a COMUNICAÇÃO, eu também encontrei e ainda encontro dentro da nossa associação de produtores rurais.
E neste post vou compartilhar com você a solução em 4 passos para ter uma comunicação mais assertiva dentro da sua associação ou cooperativa rural.


Você percebeu que a falta de uma comunicação mais assertiva gera desconfiança e descontentamento.

Você sente que isso pode estar ocasionando o afastamento dos associados e por consequência problemas de relacionamentos entre a Associados x Diretoria x Associação.

Você tem a clareza ainda que a principal consequência disso, quando se olha para a sua associação, é o desinteresse dos associados em estar à frente da instituição.

Você pode estar pensando: mas Edson a minha associação já faz um trabalho de comunicação assertiva e os associados ou cooperados é que não estão nem aí.
Posso dizer a você:

Fica tranquilo tá tudo certo, cada um tem a associação que merece!”
aí, como dói escutar isso!

Você acredita que um desempenho de uma comunicação mais assertiva dentro de uma associação de produtores rurais pode lhe trazer uma situação mais confortável, inteligente e eficaz, afastando você dos momentos de angústia e preocupações.

E se você colocar em prática uma comunicação assertiva é possível aumentar o interesse dos associados?
Aumentar a sua disposição para encarar de frente os pontos críticos de sua associação, hoje?

Você pode estar pensando como faço isso? Ou ainda se você consegue implantar esta comunicação assertiva?

Se você se fez estas perguntas ou teve estas dúvidas acompanhe agora os 4 passos para construir uma comunicação mais assertiva dentro da sua associação ou cooperativa rural.

Vamos lá!

Passo 1: saber ouvir.

O ouvir de forma eficaz acontece quando o destinatário é capaz de discernir a mensagem do mensageiro.
Mas os associados ou os cooperados não estão nem aí. Chamo eles para vir conversar, mas eles não estão nem aí, desmarcam, fala que não tem interesse, que não tem tempo.
Você tem o poder da decisão: de escutar aqueles que destinaram tempo para vir falar com a associação ou cooperativa ou ficar lamentando aqueles que não estão nem ai. Então qual decisão você toma.


Passo 2: clareza na expressão.

O que sai na sua comunicação assertiva está claro para você e principalmente para quem recebe a comunicação?
para que não ocorra interpretações distintas seja o mais específico e concreto com a sua comunicação.
como assim?
exemplo: o relatório mensal financeiro do mês de janeiro de 2022 estará a disposição dos associados até o dia 20 de fevereiro de 2022.

Passo 3: capacidade de lhe dar com sentimentos de contrariedade.

A incapacidade de lidar com manifestações de irritação resulta com frequência em choques de comunicação e desentendimento.

Isso é o que mais acontece,

Neste caso lembre-se o ouvir eficaz é quando o destinatário é aquele que consegue distinguir a mensagem do mensageiro. E treine sua inteligência emocional, o seu domínio pessoal.

Teve uma vez que ouvi a seguinte frase: você nunca será criticado por alguém que faz mais do que você.

Incorpore para você esta frase, escreva: Eu nunca serei criticado por alguém que faz mais do que eu e ponto final.

Passo 4: Auto abertura:

Quanto mais você sabe a seu respeito e quanto mais você sabe a respeito do outro mais eficiente será a comunicação.

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