O que é Agricultura Familiar?
Conforme a Lei nº 11.326/2006, para ser considerado agricultura familiar, o agricultor ou empreendedor rural é aquele que pratica atividades no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais (em Pirapora-MG, cada módulo fiscal corresponde a 70 ha), utiliza a mão de obra da própria família, tendo a renda familiar vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do empreendimento.
Você sabia?
De acordo com a ONU, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos no mundo e que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 2,4 milhões dos estabelecimentos rurais possuem áreas de até 10 ha (hectares).
Onde o agricultor pode conseguir apoio?
Um dos principais apoiadores da agricultura familiar é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que tem como um dos objetivos promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Para o enquadramento neste programa são necessários alguns requisitos descritas no site do BNDES.
Um dos documentos exigidos é a Declaração de Aptidão ao PRONAF sendo a emissão gratuita e seu cadastro é realizado pelas entidades autorizadas na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), em Pirapora-MG a entidade responsável é a EMATER.
Se você quiser saber mais informações de qual entidade é autorizada na sua região click AQUI.
Outra forma de apoio que os produtores tem, é fazendo parte de cooperativas, associações e sindicatos dependendo das expectativas que cada agricultor queira para o seu negócio.
As instituições de ensino e pesquisa (Universidades, Embrapa entre outras), empresas de extensão rural (EMATER, entre outras) e os profissionais habilitados em cada área podem auxiliar o produtor rurais em suas dúvidas.
Quais os desafios deste setor?
Hoje, um dos desafios é aumentar a rentabilidade de sua propriedade de forma sustentável, desmitificando a crença que a agricultura familiar é basicamente de subsistência.
Olhando para um futuro próximo outro desafio é saber quem dará continuidade no negócio familiar pois os filhos não demonstram interesse na vida que leva no campo preferindo o trabalho nas cidades.
Esse artigo foi útil para você ?
Deixe o seu comentário para que eu possa a cada artigo entregar-lhes o meu melhor conteúdo!
Abraços e até mais!!!
Quer saber sobre crise na agricultura, clique AQUI